O alinhamento de propósitos é fundamental para que o patrocínio de projetos sociais aconteça. Pois esse é o elo entre as pessoas envolvidas. E uma vez que empresas são feitas de pessoas, causas e motivações também envolvem gente, trazer a conversa para o coração de cada um é o que dá sentido.

E sentido, tanto do verbo sentir como o substantivo de direção. Os projetos sociais das organizações da sociedade civil visam o macro, mas são feitos no micro. Por exemplo, a APAE Diadema atende alunos e pacientes, bem como a sua família e comunidade, pensando no bem-estar das pessoas com deficiência.

Mas a transformação só ocorre quando cada pessoa é bem tratada. Quando esse indivíduo impacta positivamente na sua família, na sua comunidade, na sua cidade. E assim por diante.

Formando uma rede de atitudes e atividades onde todos ganham. Atingindo assim o macro. E isso é potencializado quando ações de patrocínio de projetos sociais acontecem.

 

Incentivos fiscais

A participação financeira das indústrias, fábricas e empresas de toda ordem é extremamente benéfica para toda a sociedade quando falamos de patrocínio projetos sociais. Pois, através das leis de incentivos fiscais, às pessoas jurídicas podem aplicar diretamente nos projetos que acreditam.

É uma leitura simplista, pois há limites de dedução dos impostos destinados para causas sociais, culturais, desportivas, ambientais e outras através das leis de incentivo. No entanto, de forma muito simplista, seria como se as empresas direcionassem o valor devido de seus impostos diretamente nos projetos que estão aprovados e habilitados pelo governo por alguma lei de incentivo fiscal. Ou seja, a pessoa jurídica só pode realizar o patrocínio de projetos sociais num projeto que já tenha sido reconhecido e aprovado pelos órgãos públicos competentes.

Dessa forma, no momento em que a empresa efetuar os pagamentos de impostos devidos no ano seguinte, os departamentos financeiros e contábeis delas irão comprovar os investimentos. E os projetos sociais que receberam esse investimento farão o mesmo. Assim, as contas se cruzam e fica tudo acertado perante a Receita Federal.

 

Patrocínio projetos sociais vai além das finanças

Embora as leis de incentivo sejam efetivas sobre diversos aspectos para as empresas, quem mais ganha com isso são as OSC – Organizações da Sociedade Civil. Pois o suporte financeiro chega mais rápido às suas causas.

Porém, é importante que esse patrocínio de projetos sociais seja um compromisso levado a sério sem ser confundido com caridade.

Por exemplo, quando os alunos da APAE Diadema estão aptos ao mercado de trabalho, eles estão batalhando por uma oportunidade real de desenvolver suas habilidades e oferecer resultados para a empresa. Para tanto, são necessárias ações específicas de um projeto social elaborado para este fim. É neste momento que a empresa pode colaborar com patrocínio e ajudar a transformar a vida de muitas pessoas.

Leia mais: Marketing Social: O que é e por qual motivo a sua empresa precisa fazer?

Alinhado com os propósitos

Alguns temas pelo mundo são realmente gritantes e necessários, que precisam ser mudados com urgência e que merecem muita atenção. Como a inclusão e a diversidade.

Então escolher os projetos é fácil? Nada disso. É preciso pesquisa e seriedade por parte das empresas antes de firmar o patrocínio de projetos sociais. Isso porque a linha de construção de pensamento de um mundo melhor deve ser coerente com o trabalho e as crenças dos envolvidos.

Dessa forma, um consumidor que defenda o meio ambiente e está envolvido nesse tipo de causas sociais não se sentirá atraído por consumir os produtos e a marca de uma empresa que seja a favor do desmatamento. E a lógica contrária é verdadeira: Marca e produtos de uma empresa que invista em projetos sociais, serão facilmente atrativos para consumidores favoráveis à inclusão e diversidade.

Quando uma indústria, fábrica ou empresa abraça um tema desses e passa a abraçar o projeto através do patrocínio, cria-se uma sinergia positiva. Tanto que é percebida pelos seus consumidores e parceiros de forma bastante agradável.

Uma vez que esteja alinhado com os propósitos, pessoas jurídicas e físicas, a sociedade passa a rodar uma engrenagem de certa forma independente e proativa. A divulgação deste acordo começa a partir das duas entidades primeiramente envolvidas, como os funcionários de uma e toda a comunidade atendida da outra. Além da espécie de marketing boca em boca que se inicia.

 

Divulgação do patrocínio

O marketing de patrocínio de projetos sociais não permite que se faça divulgação desses investimentos por se tratar de renúncia fiscal. Contudo, o projeto acolhido é sempre mais importante do que a marca ou produtos investidores. Ou seja, a causa é que receberá destaque quando houver menção da ação.

E a explicação é simples. Todas as partes envolvidas querem ver as mudanças no mundo acontecendo de fato. E que sejam verdadeiras. Por isso que a escolha dos projetos e causas onde empresas irão reverter seus impostos deve ser séria e comprometida.

As portas de nossas unidades de atendimento estão sempre abertas para quem quiser nos visitar e conhecer o nosso trabalho. Quanto às empresas que desejam acompanhar a seriedade dos nossos números financeiros e de atendimento para firmarem patrocínio de projetos sociais, basta solicitar.

Como é sabido, nós da APAE Diadema somos uma instituição comprometida com o bem-estar e desenvolvimento biopsicossocial dos nossos alunos, pacientes e familiares. Será um prazer receber a sua visita.