Quem Somos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Diadema, é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitamente no município de Diadema a pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

suitcase-with-white-details-1 40 anos prestando serviços.

flower-with-rounded-petals  Mais de 600 pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla atendidas por mês, a partir de 04 anos até os 59 anos de idade.

group-of-people-in-a-formation  73 profissionais – 13 estagiários.

hand-holding-up-a-pen  76% dos profissionais com formação superior em diversas especialidades.

tall-city-building  5246 mts² de terreno e 2300 mts² de área construída.

woman-with-headset  04 programas de atendimento voltado aos usuários e familiares para melhor desenvolvimento das potencialidades.

hand-holding-up-a-flower  142 voluntários sensibilizados com a vida comunitária e em especial com as pessoas com deficiência.

 


Nossa história

A iniciativa de fundar uma Instituição especializada em oferecer serviços às pessoas com Deficiência Intelectual do Município de Diadema, ocorreu por meio do Jornalista Carlos Veloso de Melo e de um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual envolvidos com a causa.

Em 07 de Janeiro de 1978, em reunião na indústria REMASA, em Diadema, o grupo apresentou o projeto à Sra. Alda Moreira Estrázulas (in memoria), fundadora da APAE de São Paulo e defensora dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e ao Sr. Leonardo Spinelli, empresário que garantiu apoio financeiro para realização do sonho.

Foi então que surgiu o movimento pró-fundação da APAE de Diadema, que tinha como tarefa visitar e convidar todos os pais de pessoas com deficiência do Município, orientá-los sobre a Deficiência Intelectual e sensibilizá-los da importância de construir uma Instituição especializada.

Com apoio da comunidade, empresários e parceiros, em 03 de março de 1979, a APAE de Diadema passa a ser uma “Organização da Sociedade Civil”, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, com objetivo de promover o bem-estar, a proteção e defesa dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual do Município de Diadema.

Em 2015, com empenho da diretoria executiva e apoio da comunidade, a APAE de Diadema conquistou a posse definitiva do terreno, autorizada por meio da lei nº 3.511, de 01 de abril de 2015, permitindo novas possibilidades de ampliações e melhorias dos relevantes serviços prestados à comunidade.

Em 04 de janeiro de 2016, por meio da lei nº 3.511/15 de Diadema, formalizou-se a doação da área de 5.246 m² à APAE Diadema.

 


Missão, visão e valores

Missão

Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenções, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Visão

Manter-se como instituição de referência no atendimento ao Deficiente Intelectual e/ou Múltiplo nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

Valores

Comprometimento com a causa.
Ética e respeito nas relações com seu público interno e externo.
Busca do aprimoramento, excelência e resultados nos serviços prestados.

 


Diretoria Executiva

A APAE de Diadema com orgulho homenageia sua primeira diretoria, composta por cidadãos preocupados com a vida da comunidade e envolvidos com a causa da Deficiência.

Mandato Atual 2019 a 2021

Diretoria Executiva

  • Presidente: Fernando Duque Rosa
    Vice-Presidente: Ricardo André Barros de Moraes
    1º Diretor Financeiro: José Roberto Malheiro
    2º Diretor Financeiro: Valdinei de Pontes
    1º Diretor Secretariado: Edson Shoji Uemoto
    2º Diretor Secretariado: Maria Zélia Soares Albuquerque
    Diretor Social: André Antunes Garcia

Conselho de Administração

  • Membro: Wagner Tadeu de Freitas Candelária
    Membro: Clovis Aparecido Moratta
    Membro: Carlos Deus Deu
    Membro: Maria Helena Baldo Pedrosa
    Membro: José Maria Couto Junior

Conselho Fiscal

  • Membro Efetivo: Antônio Felix Flor
    Membro Efetivo: Lucia Maria dos Santos
    Membro Efetivo: Leandro Demov Moura
    Membro Suplente: Gildo Freire de Araújo
    Membro Suplente: Simone Aparecida do Nascimento São Leão
    Membro Suplente: Valdineia da Cruz Reis
    Procurador-Geral: Renato Moreira Figueiredo
    Procurador-Adjunto: Renato Salvatore D`Amico
    Diretor de Patrimônio: Orlando Albertino Tampelli

Auto defensoria

  • Membro Efetivo: Ubiratan Pereira de Oliveira
    Membro Efetivo: Jéssica Lais Rodrigues Berato
    Membro Suplente: Roberto Alexandre Oliveira da Silva
    Membro Suplente: Mayara Alves da Silva

Mandato de 1978

  • Presidente: Leonardo Spinelli
    1º Vice-Presidente: Alda Moreira Estrázula
    2º Vice-Presidente: José de Lima
    1º Tesoureiro: Cinésio Landgraf
    2º Tesoureiro: Mauro Aparecido Chagas
    1º Secretário: Carlos Veloso de Melo
    2º Secretário: Sônia Ribeiro Tupinambá

 


Homenagem

APAE de Diadema, reconhece com muita gratidão e orgulho a todas as pessoas que se doaram e contribuíram para sua fundaçãoem especialo trabalho incansável da Sra. Alda Moreira Estrázula e Sra. Sônia Ribeiro Tupinambá, que dedicaram, sem hesitar, grande parte de suas vidas a milhares de outras vidas.

Depoimento de dona Alda Moreira Estrázulas, fundadora da APAE de Diadema.

“…. Tudo era para nós, ainda, profundamente nebuloso. Pouco ou nada sabíamos de nossas reações emocionais, de nossas fantasias, de quão pouco sabíamos lutar; primeiro contra nossa própria desesperança e frustração, depois com os problemas em si, nosso elo comum, o grave problema de deficiência mental*…”.

* Termo referido à Deficiência Intelectual na época.