Como usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para doação às entidades de assistência social? Essa é uma dúvida bastante comum, mas a partir de agora você poderá começar a ajudar muitos projetos, como a Apae Diadema.

 

Quem não gosta, ou prefere não informar o CPF ou CNPJ no momento da compra, pode redirecionar os créditos da Nota Fiscal Paulista às organizações de assistência social sem fins lucrativos. Isso mesmo! Você sabia? É uma doação de crédito em benefício de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, ONGs – Organizações Não Governamentais e outras entidades sociais.

Essa possibilidade não é muito divulgada e nem todo mundo a conhece. Mas vamos tirar todas as dúvidas agora mesmo para que você possa ajudar entidades como a APAE Diadema já na sua próxima compra. Independentemente dos insumos adquiridos ou do valor gasto.

A princípio, existem três formas de usar a Nota Fiscal Paulista em benefício de uma entidade filantrópica:

  • Não registrar o próprio CPF na compra e entregar a nota fiscal ou cupom fiscal diretamente para a organização sem fins lucrativos;

 

 

  • Ou ainda, informe normalmente o seu próprio CPF ou CNPJ no momento da compra e, após os créditos serem liberados, repasse-os ao projeto social que desejar através do aplicativo ou de site da Nota Fiscal Paulista.

Receba as novidades da APAE Diadema!

Porém, a organização sem fins lucrativos a qual você deseja doar precisa estar cadastrada no SEADS – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Para consultar, você pode acessar o site aqui.

Porque doar os créditos da Nota Fiscal Paulista

O bacana de doar os créditos que você, como consumidor, já tem por direito através da Nota Fiscal Paulista, é que você ajudará organizações sem fins lucrativos a custo zero. Parece estranho dizer “doação a custo zero”, mas é justamente o que acontece.

Porque os créditos já existem. O que contabiliza para o movimento econômico na compra são os impostos cobrados e a transição financeira. Uma vez que os impostos são cobrados, esse crédito passa a existir.

Agora que você já sabe que informando ou não o CPF ou CNPJ o crédito existe, basta refletir sobre o que fará com ele.

Leia também:  Lei de cotas: Entenda a sua importância para a inclusão social de pessoas com deficiência

E é nesse momento que beneficiar organizações sem fins lucrativos passa a fazer todo o sentido como destino dos créditos da Nota Fiscal Paulista. Pois, passa a ser do consumidor final a escolha de como, onde, quanto e por quem serão geridos os créditos.

Passo a passo – Entregar a nota fiscal diretamente à instituição de assistência social

O benefício de doação de créditos através da Nota Fiscal Paulista está em vigor desde 2007. Em 2017 esse repasse passou a ser feito exclusivamente através do site ou aplicativo para evitar alguns tipos de problemas, como:

  • De falsificação de notas fiscais;

 

  • Roubos de urnas das entidades filantrópicas onde as pessoas depositavam seus cupons;

 

  • Venda ilegal de cupons fiscais;

 

Assim, muitas entidades pararam de receber os cupons fiscais. Aquelas que ainda assim os recebem não contam mais com o suporte da Secretaria Estadual. Passou a ser através do registro voluntário da nota fiscal legítima, no papel de consumidor final, através do site ou aplicativo da NFP.

Passo a passo – Site da Nota Fiscal Paulista

Quando for efetivar a sua doação através do site da Nota Fiscal Paulista, precisará estar com seu CNPJ ou CPF cadastrado no banco de dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

1- Você irá acessar o site: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2f

2- Irá escolher qual a categoria de usuário;

3- Clicará em “Entidades”;

4- Poderá escolher entre “Doação de Cupom SEM CPF” ou “Doação de cupom COM CPF”

5- Irá selecionar o período;

6- Irá escolher a entidade através de um mecanismo de busca do próprio site;

7- E depois clicar em “Confirmar Doação”.

Pronto, é só isso. A partir desse momento, a instituição que você escolheu irá receber os créditos que são provenientes da sua compra, ou do montante que você definiu.

Passo a passo – Aplicativo de Celular

Há pessoas que preferem usar o celular para realizar as tarefas. Através do aplicativo da Nota Fiscal Paulista, a doação de créditos para a APAE Diadema está a poucos cliques de distância, por exemplo.

Após baixar e instalar o aplicativo, o ícone da Nota Fiscal Paulista ficará na sua tela inicial ou onde você organizar melhor, de acordo com suas preferências. Para fazer a doação de seus créditos, basta:

  • Abrir o aplicativo;
  • Logo aparecerá os créditos disponíveis, acima do gerenciador financeiro;
  • Você vai clicar no ícone de “Doação”;
  • Abrirá uma tela de leitor digital. Posicione o leitor sobre o QR Code do cupom fiscal. Aguarde até a câmera focalizar adequadamente o código digital (se der erro ou demorar muito, verifique a iluminação do local ou se o papel está amassado ou dobrado);
  • Se o erro persistir, opte pela doação manual;
  • Depois, aparecerá os dados da sua compra e o item “Selecione uma Entidade”, sistema de busca onde você irá escolher a Organização Sem Fins Lucrativos que receberá os créditos da compra;
  • Basta clicar em “Doar”.

Pronto. Feito. Agora você está a poucos cliques de fazer suas doações para a Apae Diadema diretamente pelo celular e ajudar centenas de famílias.

Conheça o trabalho da APAE