Quando alguém não conhece os benefícios do trabalho desenvolvido pelos serviços sociais e ouve a seguinte frase: “Você e sua família precisam de uma assistência social”, saiba que esses serviços existem para melhorar e transformar positivamente a qualidade de vida das pessoas.

E quando se convive com quem tem alguma deficiência ou limitação, determinadas situações simples podem provocar grandes aprendizados, mas isso não significa que seja fácil. Por isso, a APAE Diadema oferece ajuda e apoio aos familiares e assistidos.

Os serviços sociais da APAE Diadema abrangem educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Atividades essas que acompanham diversas fases da vida. São elas:

 

– Assistência Social: Centro Dia de Referência

– Educação: Educação Especial e Qualificação Profissional

– Saúde: SAEDI e Serviço Especializado em Estimulação Precoce

 

Em todas as áreas, a APAE Diadema conta com a dedicação e o trabalho das equipes técnicas multidisciplinares especializadas, que estão em constante aperfeiçoamento, para oferecer o que há de melhor às pessoas assistidas pela instituição.

Caso você queira ser um doador ou voluntário, entre em contato conosco.

 

Assistência Social: Centro Dia de Referência

Os serviços sociais que o Centro Dia de Referência abrange são direcionados para o acolhimento, cuidado e desenvolvimento dos assistidos.

O Centro Dia, como o próprio nome sugere, presta um serviço de acolhimento diário para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla de 18 anos a 59 anos que apresentem algum grau de dependência. As atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar com foco no desenvolvimento de autonomia, fortalecimento de vínculo com a família e prevenção da violação de direitos.

Leia mais: 5 motivos para conhecer a APAE Diadema

Educação: Educação Especial e Qualificação Profissional

Os serviços sociais prestados pela APAE Diadema dentro do contexto da educação são:

– Ensino Fundamental adaptado supervisionado pela Diretoria Regional de Educação;

– Programa de qualificação profissional;

– Programa de qualificação profissional – Curso Básico Profissional;

– Programa de qualificação profissional – Socio-Ocupacional.

A escola de educação especial “Alberto Simões Moreira” oferece ensino fundamental adaptado ciclo I para alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla de 06 a 30 anos. Regulamentada e supervisionada pela Diretoria Regional de Educação, tem o corpo docente formado por pedagogos especializados em deficiência intelectual, educadores, cuidadores e uma equipe técnica multidisciplinar composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, fonoaudiólogo, assistente social e coordenador pedagógico.

Anualmente, é realizada uma avaliação multidisciplinar com o intuito de identificar alunos da escola especial que estão aptos a realizar uma vivência na qualificação profissional. Eles recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar da qualificação profissional, onde são avaliados seu desenvolvimento e adaptação nas atividades do programa.

Dentre os programas oferecidos pela Qualificação Profissional, O Curso Básico Profissional tem um enfoque funcional para as competências adaptativas, a fim de tornar possível a apropriação e a utilização dos conhecimentos adquiridos no trabalho e na vida. Está organizado de forma a valorizar o “aprender fazendo”, destacando o potencial da pessoa com deficiência intelectual para o trabalho.

Porém, nem todos os jovens têm interesse em ingressar no mercado de trabalho formal e é justamente aí é que o Programa Socio-Ocupacional atua. Os jovens que têm perfil e potencial econômico, mas desejam desenvolver formas alternativas de promover renda, ganham apoio no projeto Jovem Empreendedor, onde realizam atividades como artesanato e culinária, por exemplo.

 

Saúde: SAEDI e Serviço Especializado em Estimulação Precoce

Dentre os serviços sociais prestados pela APAE Diadema, as atividades de saúde são uma das mais procuradas.

Desde muito jovens, dos primeiros meses de vida até os 06 anos, as crianças que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor podem contar com o Serviço Especializado em Estimulação Precoce, onde são estimuladas a desenvolver o máximo de suas habilidades.

Enquanto o SAEDI – Serviço de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla atende pessoas de 04 até 29 anos. Os atendimentos têm como foco a habilitação e a reabilitação dos assistidos, melhorando suas relações sociais, familiares e com o ambiente ao redor.

Em ambos os programas, os tratamentos terapêuticos são realizados por fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Nos casos de estimulação precoce, há o acompanhamento de especialistas em neurologia infantil.

Depois de tantos anos acolhendo alunos, pacientes e familiares, a APAE Diadema tem um trabalho de referência, não só na própria cidade como em todo o seu entorno. Diante de alguma dúvida quanto às deficiências ou o tratamento de algum familiar ou amigo, converse com a nossa equipe, será um prazer ajudá-lo.