A iniciativa de fundar uma Instituição especializada em oferecer serviços à pessoas com Deficiência Intelectual no Município de Diadema, partiu através do Jornalista Carlos Veloso de Melo e de um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual envolvidos com a causa.

Em 07 de Janeiro de 1978,  em reunião na indústria REMASA em Diadema, o grupo apresentou o projeto à Sra. Alda Moreira Estrázulas (in memoria), fundadora da APAE de São Paulo e defensora dos direitosdas pessoas com deficiência intelectual e ao Sr. Leonardo Spinelli, empresário, que garantiu apoio financeiro para realização do sonho. Foi então que surgiu o movimento pró-fundação da APAE de Diadema, que tinha como tarefa, visitar e convidar todos os pais de pessoas com deficiência do Município, e orientá-los sobre a Deficiência Intelectual e sensibilizá-los da importância de construir uma Instituição especializada.

Com apoio da comunidade, empresários e parceiros, em 03 de março de 1979, a APAE de Diadema passa a ser “Sociedade Civil” de caráter assistencial, sem fins lucrativos, com objetivo de promover o bem-estar, a proteção e defesa dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual do Município de Diadema.

Em 2015, com empenho da diretoria executiva e apoio da comunidade, a APAE de Diadema conquistou a posse definitiva do terreno, autorizada por meio da lei nº 3.511, de 01 de abril de 2015, permitindo novas possibilidades de ampliações e melhorias dos relevantes serviços prestados à comunidade. 

Em 04 de janeiro de 2016, por meio da lei nº 3.511/15 de Diadema, formalizou-se a doação da área de 5.246 m² à APAE Diadema.

Em 2018, em parceria com a Fundação Salvador Arena, o prédio passou por uma grande reforma no perímetro térreo e 1º andar, para oferecer mais segurança, conforto e qualidade no atendimento.