qualificação profissional

O objetivo principal do Programa de Qualificação Profissional – APAE Diadema é a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual através do trabalho.

É fundamental a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, neste caso, o direito ao trabalho. Entretanto, é necessário promover uma mudança de paradigmas na relação pessoa com deficiência intelectual e trabalho.

Por isso, adotamos uma metodologia que favorece a realização do projeto de vida da pessoa com deficiência intelectual, realizando a inclusão no mercado de trabalho de maneira individualizada, com a construção do perfil profissional e da customização de vagas.

Oferecendo ainda, o acompanhamento pós-colocação, com os apoios necessários para o desenvolvimento na função e no ganho de autonomia, fatores que colaboram para a melhoria do desempenho e para a permanência no emprego.

Receba as novidades da APAE Diadema!

A inclusão social da pessoa com deficiência intelectual através do trabalho vai muito além do preenchimento da Lei de Cotas

Para promovermos a transformação da obrigatoriedade da contratação de pessoas com deficiência em inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, é necessária uma mudança de valores e atitudes:

  • Paradigma da inclusão: a sociedade deve se adaptar para incluir as diferenças;
  • Modelo social da deficiência: a incapacidade não é algo que a pessoa possui, mas sim o resultado do impacto que o ambiente exerce em sua condição de vida;
  • Respeito às diferenças: todas as pessoas têm pontos fortes e competências que devem ser valorizadas;

Leia também: Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: Qual é o papel das entidades em relação ao tema?

As empresas também são beneficiadas pela qualificação profissional

Quando inserimos uma pessoa com deficiência intelectual, que passou por um processo de qualificação profissional com enfoque no projeto de vida, as chances de sucesso no emprego são maiores, pois o trabalho torna-se uma satisfação, e não apenas uma obrigação.

A adequação do perfil profissional, aliada aos apoios oferecidos pelos profissionais do programa para a melhoria do desempenho e a satisfação da pessoa com deficiência intelectual com o seu trabalho, geram resultados positivos para ambas as partes: empresa e colaborador com deficiência.

Além do mais, o clima organizacional torna-se mais inclusivo, pois os colaboradores passam a conviver com as diferenças de forma positiva, tornando-se muitas vezes, referência para outras empresas.

Todos juntos pela inclusão social da pessoa com deficiência intelectual através do trabalho

A APAE Diadema está constantemente ampliando a parceria com empresas para a realização de vivências supervisionadas em ambiente de trabalho, de vagas de emprego e aporte financeiro para os projetos do programa de qualificação profissional, considerando os custos expressivos para um atendimento personalizado nos moldes do emprego apoiado, como estamos desenvolvendo no momento.

Acreditamos que estamos no caminho certo, pois temos contribuído para a construção de muitas histórias de sucesso, que refletem o poder de transformação dos projetos em andamento.

Conheça o trabalho da APAE