Todas as empresas que fazem doações para projetos sociais desenvolvem uma relação emocional junto a sua comunidade e seus clientes. Num mundo cada vez mais high tech, cuidar do humano é essencial.

A grande lei de Newton nos ensina que toda ação gera uma reação. Desta forma, para as empresas que fazem doações para projetos sociais a consequência é a repercussão positiva da marca atrelada. Uma vez que pessoas jurídicas são justamente formadas “por” e “para” indivíduos que compartilham o mesmo território.

Mas engana-se quem pensa que o marketing social é feito somente por meio da filantropia. Sim, as doações são muito bem-vindas à APAE Diadema. Contudo, há outras formas de colaborar quando se coloca um grupo de pessoas, uma marca, um propósito realmente envolvido em uma causa.

Formas de uma empresa colaborar

Toda empresa, quando está sendo criada, parte do sonho de seus fundadores. Alguns querem prestar serviços que ainda não existem, outros pretendem oferecer produtos melhores do que aqueles disponíveis no mercado, ou ainda, defender uma causa. Em comum, invariavelmente, estará a questão emocional e as pessoas.

Porque, no fundo, quem vai prestar serviço quer ajudar alguém, colaborar. Quem oferece um produto melhor deseja que o outro se beneficie também. E defender uma causa significa trabalhar por um mundo melhor.

Com isso em mente, as empresas que fazem doações para projetos sociais precisam ter claro qual é o propósito do seu negócio e com qual causa social ele conversa. Por meio dessa resposta será muito bacana desenvolver ações internas e externas de engajamento que realmente farão a diferença entre os funcionários, parceiros e clientes.

O marketing social

Tanto faz o tamanho da sua empresa. Ainda que seja MEI, você pode colaborar com a APAE Diadema ou outras instituições beneficentes. Marketing não é um departamento que só as grandes empresas possuem. Ele é uma parte estratégica de todos os negócios, pois se trata da comunicação do seu empreendimento com o mercado.

Leia também:  Associação Beneficente: Conheça o trabalho da APAE

A primeira intenção dessa comunicação é vender uma imagem. Através dessa imagem as pessoas vão criando percepções sobre a marca, produto e/ou serviço. Então, essa percepção é notada pelo sistema límbico do cérebro através das emoções. Referências essas que não pertencem à razão explicar, mas sim ao sistema de crenças e valores de cada indivíduo.

Dito isso, empresas que fazem doações para projetos sociais, quando elegem uma causa ou uma instituição que a representem, estão comunicando qual a missão delas para com a sociedade. Estão reafirmando o compromisso de cuidar das pessoas, do meio ambiente ou de ambos.

Dentro do marketing social, há algumas divisões que tornam mais claras o desenvolvimento das múltiplas formas em que sua empresa pode atuar:

– Marketing de Filantropia:

Através de doações, apoio ou patrocínio de eventos da APAE Diadema, por exemplo.

– Marketing de causas sociais:

Quando sua empresa usa a causa social como tema de mensagens que ajudam na divulgação dos produtos/serviços. Como o Mc Dia Feliz, cuja receita é revertida à instituição que cuida de crianças com câncer.

– Marketing de relacionamento:

São ações sociais cujo objetivo é a conscientização de uma causa, contudo aproxima público e empresa, gerando sinergia e empatia entre os envolvidos. Como a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama e os seus apoiadores.

– Marketing de promoção social:

Quando a empresa realiza ações que geram valor ao negócio, vinculado ou não ao nome da entidade beneficiada. Por exemplo, quando a rede SESC divulga que há 150 oportunidades de trabalho fixo para deficientes intelectuais e/ou múltiplos. Além de atrair os melhores candidatos para as vagas profissionais em aberto, ainda estimula a inclusão social através da conscientização e da sociabilidade.

– Marketing de patrocínio:

Algumas empresas apadrinham projetos sociais de tal forma que se tornam os principais mantenedores deles. Outras preferem criar as suas próprias instituições ou associações. É o caso do Itaú Cultural, Fundação Salvador Arena, Fundação Roberto Marinho, entre outros.

Receba as novidades da APAE Diadema!

Como a sua empresa pode ajudar a APAE Diadema

Há 40 anos prestando serviços gratuitos às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e suas famílias, hoje a APAE Diadema realiza 650 atendimentos mensalmente. Além das empresas que fazem doações para projetos sociais, existe outra possibilidade de realmente fazer a diferença: dando oportunidade de trabalho às pessoas com deficiência.

– Através do Programa de Qualificação Profissional

A APAE Diadema desenvolve o Programa de Qualificação Profissional, que prepara os jovens a partir dos 14 anos para o mercado de trabalho. Nesse programa, as pessoas desenvolvem habilidades e capacidades voltadas ao mercado formal (Lei de cotas) e o futuro profissional continua sendo assistido pela instituição nos moldes do emprego Apoiado.

Contudo, se a sua empresa não dispõe de uma vaga em aberto no momento, há outras formas de colaborar com a nossa causa: Inclusão dos deficientes intelectuais e/ou múltiplos.

– Doação em dinheiro:

As doações financeiras são fundamentais para a manutenção, melhoria e ampliação dos serviços. Dessa forma, os valores podem ser depositados direto na conta bancária da entidade ou por boleto bancário. Mais informações aqui: QUERO AJUDAR

Ao longo do ano, realizamos diversas atividades temáticas e culturais para angariar fundos. Sua empresa pode ser um de nossos apoiadores ou patrocinadores. Converse conosco através do nosso site ou pelo telefone: 11 4055-6622.

– Voluntariado Corporativo:

As empresas que fazem doações para projetos sociais podem também mobilizar seus prestadores de serviço e incentivá-los a participar de nossas campanhas e ações, seja para angariar alimentos não perecíveis, roupas, donativos e outros.

– Doação de Produtos:

Caso a sua empresa prefira, aceitamos ao longo do ano doações de alimentos não perecíveis, brindes para sorteio e brinquedos novos. Itens esses que serão usados pela própria entidade ou sorteados durante os eventos beneficentes realizados ao longo do ano, como o bingo na festa junina ou rifas.

A APAE Diadema aceita também materiais e equipamentos para uso em sala de aula com seus alunos, ou produtos de higiene, entre outros que podem ser usados pelos assistidos de seus outros projetos. Nesse caso, ligue para 11 4055-6622 e agende a retirada/entrega dessas doações.

 

Para seguirmos com o nosso propósito de inclusão e capacitação de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, é muito importante o apoio das empresas que fazem doações para projetos sociais. Como vê, toda a colaboração é bem-vinda quando feita de coração e com propósito. Seja sua empresa também uma de nossas parceiras. Mais aqui: QUERO AJUDARConheça o trabalho da APAE