O autismo, hoje conhecido como TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces. Ela é caracterizada sempre por desvios na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

Esses três desvios, ao aparecerem juntos, caracterizam o autismo. Eles são denominados “tríade”, responsáveis por um padrão de comportamento restrito e repetitivo em condições de inteligência que podem variar de níveis de deficiência intelectual a níveis de inteligência acima da média.

 

Quais são as características do Transtorno do Espectro do Autismo?

A criança com Transtorno do Espectro do Autismo apresenta movimentos estereotipados e sensibilidade maior em um ou mais sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. E essas reações são intensas, tornando o estímulo insuportável.

Também apresentam dificuldade em lidar com mudanças que acontecem no ambiente em que vivem. Mesmo que sejam pequenas e rotineiras, por isso toda mudança deve ser explicada para a criança com Transtorno do Espectro do Autismo.

Dessa forma, ela pode aprender a organização e o funcionamento dos ambientes em que está inserida. Quanto ao reconhecimento do mundo externo, é um mito dizer que o autista não reconhece. Ele apenas vive em seu próprio mundo como qualquer um de nós e interage de acordo com o respeito diante de seu modo de ser.

 

Quais são as causas do autismo?

As causas do autismo são desconhecidas. Estudos apontam que a origem do autismo esteja em anormalidades em alguma parte do cérebro ainda não definida de forma conclusiva e, provavelmente, de origem genética.

Além disso, admite-se que o autismo possa ser causado por problemas relacionados a fatos ocorridos durante a gestação ou no momento do parto.

 

 

Como é realizado o diagnóstico?

O primeiro passo para uma intervenção e tratamento adequado do Transtorno do Espectro do Autismo é identificar o grau de autismo que a criança apresenta. Por isso a necessidade do diagnóstico precoce.

Estudos apontam que o diagnóstico deve ser realizado com uma idade média de 2 anos. Vale ressaltar que cada caso é um caso, sendo sempre recomendada a observação de sintomas no bebê e a busca de ajuda médica. Os profissionais adequados para o diagnóstico de TEA em crianças são o neuropediatra ou o psiquiatra infantil.

 

Intervenções e acompanhamento

Após o diagnóstico precoce, outro fator determinante é a intervenção interdisciplinar realizada por vários profissionais ao mesmo tempo. Normalmente, os profissionais envolvidos são: fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional e psicólogos.

Outra questão importante no acompanhamento de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo é trabalhar na redução de problemas relacionados ao comportamento. Bem como o encaminhamento para neuropediatra ou psiquiatra infantil para medicalização, se necessário.

Paralelamente, é importante auxiliar a família com orientações e informações para lidar com o dia a dia do(a) filho(a) autista. Assim como é importante a atuação de um psicopedagogo para a obtenção de melhores resultados no trabalho pedagógico com a criança.

Devemos estimular o desenvolvimento de habilidades para a vida autônoma; da comunicação não verbal; dos aspectos sociais; da flexibilização das tendências repetitivas e das habilidades cognitivas e acadêmicas o quanto antes.

 

Serviços oferecidos pela APAE Diadema para crianças e jovens com diagnóstico de TEA

Mediante a todos os fatores relacionados acima, a APAE de Diadema realiza o serviço de estimulação precoce na faixa etária de 0 a 6 anos. Esse é um atendimento multidisciplinar ambulatorial oferecido pelo Serviço de Atendimento Especializado em Deficiência Intelectual (SAEDI).

Também oferece o atendimento pedagógico, desenvolvido pelo setor educacional. Ele conta com uma equipe pedagógica formada por professores especialistas e auxiliares de classe. Além de uma equipe multiprofissional, composta por: Assistente Social, Enfermeiros, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Pedagogas e Terapeuta Ocupacional.

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Mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido

O trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo segue os programas de “Boardmaker”.

Esse é um sistema de comunicação baseado na troca de figuras que facilitam a memorização da sequência de uma atividade. Dessa forma, antecipam os acontecimentos, garantindo a previsibilidade no dia a dia e proporcionando um ambiente organizado e acolhedor para a criança com transtorno do espectro autista.

A grade curricular também inclui habilidades acadêmicas, linguagens, habilidades sociais, cuidados pessoais, desenvolvimento motor e aspectos lúdicos associados à aprendizagem.

As salas de aula contam com um número reduzido de crianças e o(a) professor(a) da sala recebe o apoio de um(a) auxiliar de classe. Tudo para garantir o atendimento mais personalizado possível para cada aluno.

 

Cuidado com os jovens e adultos

Os casos de jovens e adultos com diagnóstico de TEA mais severos estão incluídos em programas educacionais variados. De acordo com as características e necessidades individuais de cada um, contam com o apoio de um(a) auxiliar de classe, além do(a) professor(a) da sala e do suporte da equipe multiprofissional.

Como mencionado anteriormente, o trabalho com as famílias é primordial e realizado pela equipe multiprofissional. Ela atua de forma individual e em grupo, em atendimento às especificidades de cada caso.

A APAE de Diadema tem realizado vários projetos educacionais financiados por empresas parceiras. Neste sentido, também estamos desenvolvendo projetos para os alunos com Transtorno do Espectro do Autismo com o objetivo de agregar mais qualidade aos serviços oferecidos a esta clientela, que cresce a cada dia.

Clique no botão abaixo para conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela APAE de Diadema.