Qual a importância do trabalho das entidades filantrópicas para as pessoas com deficiência?

O trabalho das entidades filantrópicas para as pessoas com deficiência

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é algo importante, por isso as entidades filantrópicas têm um papel mais que importante na vida delas. Hoje, falaremos sobre qual é a magnitude do trabalho das ONGs, especialmente a APAE Diadema.

Qual é o objetivo?

O objetivo das instituições do terceiro setor com foco no atendimento do PcD é garantir para ele uma melhor qualidade de vida, inclusão social, um melhor relacionamento e comunicação com a família.

Por este motivo, entidades filantrópicas realizam trabalhos voltados ao atendimento clínico de pessoas com deficiência, a educação e assistência social. A APAE Diadema trabalha com esses três pilares, pois acreditamos que esta é a melhor forma de ajudar os nossos atendidos.

Leia também Como funciona o terceiro setor?

Receba as novidades da APAE Diadema!

Assistência social: como funciona o atendimento de pessoas com deficiência?

A assistência social na APAE Diadema funciona dentro do Centro DIA de Referência onde é realizado uma prestação de serviços voltados ao atendimento especializado em deficiência intelectual.

Trabalhamos com atendimentos que funcionam por meio de uma equipe multidisciplinar focada nas seguintes especialidades: psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

É por meio destes serviços prestados que os assistidos conseguem se desenvolver de uma forma melhor superando algumas dificuldades que aparecem durante o dia a dia. Deste modo, o PcD não fica recluso e começa a participar mais ativamente de atividades e conversas dentro do ambiente familiar e escolar.

Leia também Educação especial no Brasil: Os desafios da APAE Diadema

Educação de pessoas com deficiência na APAE Diadema

A inclusão escolar é essencial para o desenvolvimento na sociedade. É dentro de uma escola que aprendemos a respeitar ao próximo mesmo com as diferenças dele e também é nesse ambiente onde as habilidades são desenvolvidas.

Por isso, a APAE Diadema possui uma escola de educação especial para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, que atende alunos de 06 aos 30 anos. Ela é supervisionada pela Diretoria Regional de ensino e oferece um ensino fundamental I adaptado.

A Escola de Educação Especial “Alberto Simões Moreira”, tem como principal objetivo auxiliar o desenvolvimento e potencializar as habilidades dos alunos por meio de um currículo funcional que estimule a autonomia em tarefas diárias.

Dentro da escola da APAE são aplicadas diversas atividades, como artesanato, música, teatro, passeios temáticos e muito mais.

Além da educação fundamental, a APAE Diadema também realiza a qualificação profissional, onde os alunos são preparados para a atuação no mercado, por meio do programa Emprego Apoiado.

Leia também Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: Qual é o papel das entidades em relação ao tema?

O acompanhamento é importante para o desenvolvimento

Quando pessoas com deficiência não recebem o devido acompanhamento, elas acabam ficando reclusas dificultando o próprio desenvolvimento e a inclusão na sociedade.

É por este motivo que a APAE Diadema trabalha com profissionais qualificados e salas divididas por faixa etária onde são realizadas atividades de acordo com o perfil de cada um dos alunos que fazem parte da escola especial, assim, eles podem se relacionar e até mesmo criar amizades dentro da sala de aula.

Conheça o trabalho da APAE