Organização da Sociedade Civil

Você sabe o que a APAE Diadema é? Nós somos uma Organização da Sociedade Civil (OSC). Mas você já ouviu falar neste termo e conhece as principais funcionalidades deste tipo de organização?

Hoje, vamos falar sobre este assunto e explicar ponto a ponto de como as coisas funcionam, confira!

O que é uma Organização da Sociedade Civil?

Vamos começar pelo mais importante, explicar o que é uma Organização da Sociedade Civil. Se enquadram nesta nomenclatura instituições que desenvolvem projetos sociais para a comunidade, normalmente são organizações privadas, mas que não possuem nenhum tipo de fins lucrativos.

Para que uma Organização da Sociedade Civil comece a exercer as atividades, é necessário que as pessoas que estão à frente do projeto formalizem qual vai ser a finalidade desta instituição por meio de um Estatuto que precisa ser aprovado em Assembleia e registrada em um cartório.

Receba as novidades da APAE Diadema!

Todas as OSCs que estão ativas no país precisam ser registradas como empresa, sendo assim, é preciso possuir um CNPJ. Este tipo de organização é regulamentada pela Lei nº 9.637, que foi aprovada em maio de 1998.

Um outro fato importante que você precisa saber sobre uma Organização da Sociedade Civil é que todo os recursos financeiros que são obtidos por meio de eventos e doações deve ser revertido em melhorias e serviços para o atendimento prestado à comunidade.

A importância da Organização da Sociedade Civil

As OSCs, assim como APAE Diadema, têm como objetivo prestar serviços à comunidade de acordo com sua missão institucional. No nosso caso, oferecemos um amplo atendimento às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla por meio da saúde, educação e assistência social.

De um modo geral e amplo, a Organização da Sociedade Civil contribui para a garantia de direitos, integração, convivência social e fortalecimento da dignidade humana, dos mais diversos segmentos e públicos alvos.

Na APAE de Diadema o  trabalho é essencial para que todas as pessoas consigam viver na sociedade de forma inclusiva e tenham as mesmas oportunidades que a maioria da população brasileira.

Leia também: Por que receber doações é muito importante para a APAE?

As dificuldades sempre existem

Quando se fala de uma Organização de Sociedade Civil é certeza que durante todo o processo apareceram alguns tipos de dificuldades, algo que é comum em qualquer tipo de setor. Quando se trata de instituições que desenvolvem trabalhos a sociedade sem nenhum fim lucrativo, as dificuldades aparecem na hora da captação de recursos.

Aqui na APAE Diadema, nós realizamos diversos trabalhos durante o ano que nos ajudam a obter os recursos financeiros que precisamos para continuar prestando atendimento de qualidade e gratuito aos nossos assistidos.

É por meio de patrocínio e doações que a nossa instituição se mantém em pé durante todos estes anos, e essa é a nossa maior dificuldade como Organização de Sociedade Civil, captar recursos para manter o nosso projeto vivo e transformar cada vez mais as vidas dos nossos assistidos e até mesmo dos familiares deles.

Conheça o trabalho da APAE