No fim da década de 1970, nascia em Diadema, São Paulo, uma instituição que se tornaria um pilar de esperança e inclusão na vida de centenas de pessoas: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, conhecida como APAE.

Desde então, a APAE Diadema cresceu e tem ajudado diversas famílias com os serviços prestados de assistência social, saúde e educação.

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre a história e evolução da APAE Diadema. Faça uma boa leitura e aproveite o conteúdo.

Conheça a APAE Diadema

A APAE Diadema começou a tomar forma em 1978, quando o jornalista Carlos Veloso de Melo e um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual se uniram para fundar uma instituição dedicada a esse público.

Com apoio da comunidade, empresários e parceiros, a APAE Diadema foi oficialmente fundada em 3 de março de 1979 ao se tornar uma Organização da Sociedade Civil.

Ao longo dos anos, com empenho da diretoria executiva e sempre com o apoio contínuo da comunidade, a instituição conquistou a posse definitiva do terreno em que estava a sede em 2015 (Lei nº 3.511, de 01 de abril de 2015), o que permitiu a realização de melhorias e expansões na associação.

A APAE Diadema tem uma missão muito clara: promover e articular ações em defesa dos direitos e prevenções para oferecer orientações, serviços e apoio às famílias.

Com uma área ampla de 5 mil m² de terreno e 2.300 m² de área construída, a instituição conta com 91 profissionais qualificados e atende gratuitamente mais de 650 pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Desde sua fundação, a APAE Diadema se destaca como uma associação civil, beneficente e sem fins lucrativos comprometida em melhorar a qualidade de vida de seus alunos.

Áreas de atuação da APAE Diadema

Os trabalhos da APAE Diadema são variados justamente para amparar as pessoas excepcionais sob diversas perspectivas. As áreas de atuação da APAE Diadema são:

– Educação: a Escola de Educação Especial “Alberto Simões Moreira”, regulamentada e supervisionada pela Diretoria Regional de Educação, é um dos pilares da APAE Diadema. Oferece ensino fundamental adaptado para alunos de 6 a 30 anos com deficiência intelectual e/ou múltipla. O foco está em desenvolver habilidades com um currículo funcional baseado na independência e autonomia para o dia a dia com o objetivo de gerar mais inclusão social.

– Serviço de Atendimento Especializado (SAEDI): na área de saúde, o SAEDI é um serviço de assistência especializada para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla de 0 a 18 anos. Atendimentos terapêuticos em fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional são oferecidos para o tratamento, habilitação e reabilitação das pessoas, o que contribui para relações familiares e sociais mais saudáveis.

– Qualificação profissional: o Programa de Qualificação Profissional visa a inclusão de pessoas entre 14 e 30 anos com deficiência intelectual e/ou múltipla no mercado de trabalho. Com enfoque no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o mercado de trabalho formal e atividades informais, disponibiliza formação personalizada para os participantes e os encaminha para as oportunidades de emprego.

– Assistência social: o Centro Dia de Referência é um serviço de proteção especial destinado ao acolhimento de adultos com deficiência intelectual e/ou múltipla, entre 18 e 59 anos. Nele, são desenvolvidas atividades multidisciplinares para trazer autonomia e inclusão social e evitar a institucionalização e segregação.

– Serviço Especializado em Estimulação Precoce: para crianças de 0 a 6 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, este serviço potencializa as atividades funcionais para que as crianças desenvolvam suas habilidades e competências funcionais. As especialidades atendidas envolvem fisioterapia, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

Profissionais, voluntariado e envolvimento comunitário

Um elemento essencial na trajetória da APAE Diadema é o engajamento da comunidade. Prova disso é que a organização conta com mais de 200 voluntários que ajudam as pessoas com deficiência e colaboram ativamente para o funcionamento da instituição.

A partir desse apoio voluntário, os laços sociais entre as pessoas excepcionais e os voluntários são reforçados e a convivência entre todos os envolvidos cria um ambiente de solidariedade e compreensão.

Além disso, a instituição conta com uma equipe dedicada composta por 70% de profissionais com formação superior em diversas especialidades, detalhe que assegura o suporte qualificado e adaptado às necessidades individuais de cada aluno. 

Visão e valores inegociáveis para a associação

A APAE Diadema busca se manter como referência nas áreas de assistência social, educação e saúde na região.

Seus valores incluem comprometimento com a causa, ética e respeito nas relações com o público e a busca pela excelência nos serviços prestados.

Ao longo de seus anos de existência, a APAE Diadema tem desempenhado um papel relevante na vida de centenas de pessoas com fortalecimento de vínculos familiares, promoção da inclusão social e contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Ajude a APAE Diadema a evoluir cada vez mais

Como você percebeu, a trajetória da APAE Diadema é marcada por ajudas importantíssimas das pessoas que possuem relação direta ou indireta com as pessoas excepcionais.

Você, seja pessoa física ou jurídica, também pode ajudar a APAE Diadema a atender mais pessoas excepcionais e incluí-las na sociedade.

Para saber como ajudar a APAE Diadema a evoluir cada vez mais, clique aqui e entre em contato.

O que você achou do conteúdo? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que vão gostar de saber mais sobre a trajetória da APAE Diadema.

Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da APAE Diadema, preparamos sobre a nossa história, educação especial, assistência social e outros assuntos relacionados.