A Equipe Técnica Educacional, juntamente com a professora e alunos da sala de Preparação para o Trabalho, realizaram um encontro com a participação dos pais e responsáveis com o tema “Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência”.
O encontro abordou temas importantes sobre o mercado, oferecendo informações essenciais sobre a Lei 8.213/91, conhecida como a lei das cotas, que diz que toda empresa com 100 ou mais empregados deve reservar vagas para pessoas com deficiência, em proporções que variam de acordo com o número de empregados: de 100 a 200, a reserva legal é de 2%; de 201 a 500, de 3%; de 501 a 1.000, de 4%, e acima de 1.001, de 5%. Apesar de a lei vigorar por mais de 20 anos, algumas empresas não a cumprem e têm como uma das justificativas a falta de mão de obra qualificada. Não é uma tarefa fácil avaliar a qualificação das pessoas para o trabalho, mesmo porque parte da qualificação de um empregado ocorre ao longo do exercício das atividades que realiza dentro da empresa.

O encontro ainda teve como objetivo informar às famílias das novas diretrizes das leis para as pessoas com deficiência – LBI (Lei Brasileira de Inclusão), e BPC – (Benefício de Prestação Continuada) e conscientizá-los da importância dos alunos adquirirem maior autonomia e independência, seja em suas decisões, comunicação, locomoção, buscando sempre integrá-los cada vez mais na sociedade.

Após a palestra, foi servido um delicioso café da manhã preparado pelos próprios alunos.