Você já participou de alguma atividade da APAE Diadema? O que está esperando para conhecer melhor o trabalho dessa associação beneficente que há 40 anos faz a diferença na vida de centenas de pessoas na cidade?

Nem todo mundo tem conhecimento da importância do trabalho da APAE na vida das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e das suas famílias. A associação beneficente oferece gratuitamente serviços de saúde, educação e assistência social que realmente são essenciais para o bem viver.

Desde a sua fundação em 1979, conta com pessoas realmente dedicadas e competentes de suas atribuições. Por exemplo, você sabia que 76% dos profissionais que trabalham na APAE Diadema possuem formação em ensino superior em diversas especialidades? Pois é, trata-se de uma equipe realmente engajada na missão de prestar a melhor assistência a todas as 700 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas atendidas por mês, que dependem deste apoio.

Entre as diversas atividades que são realizadas na associação beneficente, algumas realmente merecem destaque:

Escola de Educação Especial “Alberto Simões Moreira”

Regulamentada e supervisionada pela Diretoria Regional de Educação, a escola de educação especial é mantida pela APAE Diadema e oferece ensino fundamental adaptado – Ciclo I. Assim, os alunos de 06 até 30 anos de idade com deficiência intelectual e/ou múltipla desenvolvem habilidades que estimulam a sua independência.

Dentro das suas capacidades, os estudantes brincam e aprendem as questões básicas do ensino fundamental I. Como ler, escrever, as operações básicas de matemática e a interação com o meio ambiente. Por meio da sociabilidade, criam laços de amizade e responsabilidades. Seus sonhos e vontades são compartilhados com os colegas como numa escola tradicional, sempre com muito respeito.

Receba as novidades da APAE Diadema!

Através de um currículo funcional que favorece a sua inclusão social, os alunos acompanham um projeto pedagógico anual, composto por atividades diversificadas, a partir de temas relevantes para si, sua família e a comunidade.

Além do corpo docente, com pedagogos especializados em deficiência intelectual, a escola conta com uma equipe técnica multidisciplinar composta por: assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Saiba mais: Qualificação Profissional para pessoas com deficiência intelectual: por que é tão importante?

Centro DIA

A associação beneficente também compreende o Centro DIA de Referência, cujo objetivo é oferecer serviço de proteção especial voltado ao acolhimento diário da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla com algum grau de dependência. A faixa etária dos assistidos é acima de 18 anos e as atividades visam o desenvolvimento de habilidades do dia a dia e ações terapêuticas.

Aliás, as atividades são diversificadas, incluindo desde culinária à arte, da música ao condicionamento físico. São vivências proporcionadas também no espaço externo, valorizando a interação com o meio ambiente, esporte e cultura. A equipe é composta por profissionais de serviço social, psicologia e pedagogia, além do apoio de cuidadores.

Serviço de Atendimento Especializado

Dos 04 aos 30 anos de idade, as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla podem contar com o apoio do SAEDI. Esse serviço, cujo foco é a saúde, acontece nas dependências da própria associação beneficente e abrange os atendimentos terapêuticos de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

Desta forma, o trabalho multidisciplinar tem o objetivo de promover o tratamento, habilitação e reabilitação dos assistidos, para que eles possam seguir com uma vida tranquila e normal, dentro de suas capacidades. Tanto a pessoa como sua família recebem todo o apoio e instruções para que alguns exercícios sejam estimulados e acompanhados também fora das dependências da instituição, promovendo maior progresso do assistido.

Serviço Especializado em Estimulação Precoce

O projeto de Estimulação e intervenção Precoce, destinado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos de idade surgiu da necessidade de atuarmos precocemente junto a recém-nascidos de risco (Síndromes variadas, prematuridade extrema, entre outros) com um serviço especializado de habilitação e reabilitação, visando evitar agravos no desenvolvimento neuropsicomotor.

Os atendimentos são realizados nas especialidades de Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Neurologia Infantil. São atendimentos clínicos de baixa e média complexidade para tratamentos terapêuticos de crianças com deficiência intelectual e/ou múltipla e/ou indicação para estimulação precoce, residentes no município de Diadema.

 

A APAE Diadema conta também com o Programa de Qualificação Profissional

O principal objetivo é a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla através do trabalho.  As atividades desenvolvidas na associação beneficente compreendem habilidades e atitudes apreciadas pelo mercado de trabalho formal (Lei de cotas). Além de vivências em situações informais, que promovem a sociabilidade, a amizade e a interação com o meio e a comunidade.

Dessa forma, os alunos que possuem de 14 até 30 anos são encaminhados ao mercado de trabalho através de dois projetos: jovem aprendiz e sócio-ocupacional. Eles oferecem um atendimento personalizado para cada participante, nos moldes do emprego Apoiado.

Embora o mercado de trabalho esteja aberto a receber o jovem aprendiz ou o profissional com deficiência, o ambiente e os colegas de trabalho podem não estar adequadamente preparados. E essa é apenas uma oportunidade. Quanto mais as pessoas com deficiência tiverem a oportunidade de desenvolver seu trabalho e serviço, mais rápido os paradigmas serão quebrados. O empreendedorismo deve ser considerado também, com grandes chances de sucesso, inclusive.

 APAE Diadema

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, em Diadema, é uma associação beneficente, da sociedade civil, sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitos a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e seus familiares.

A ideia surgiu do jornalista Carlos Veloso de Melo e de um grupo de pais envolvidos com a causa, em janeiro de 1978. Foi quando eles apresentaram um projeto à fundadora da APAE de São Paulo, Sra. Alda Moreira Estrázulas (in memoriam) e ao empresário Sr. Leonardo Spinelli, que garantiram o apoio financeiro necessário para começar o sonho.

Contudo, só com o envolvimento da comunidade, empresários e parceiros é que a APAE Diadema torna-se um objetivo da sociedade civil. Consolidada por um caráter assistencial e sem fins lucrativos, com o objetivo de promover o bem estar, proteção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência Intelectual no Município de Diadema. O atendimento da associação beneficente não tem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso.

A APAE Diadema conta com a sua doação de tempo, produtos ou suporte financeiro para manutenção, melhorias e ampliações dos serviços aos seus alunos e assistidos. Veja aqui como fazer.

Conheça o trabalho da APAE