A brincadeira é uma importante forma de comunicação da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver pontos como a reflexão, a autonomia e a criatividade, o que favorece o processo de aprendizagem.
É muito importante conscientizar os pais e educadores que o brincar não é apenas um momento de lazer, mas um facilitador do processo de aprendizagem.
Através dessa prática, a criança poderá desenvolver-se nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Na brincadeira, ela conseguirá aprender a lidar com regras, resolver conflitos e criar vínculos.
O brincar também pode ser aplicado como recurso terapêutico em atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento motor, linguagem, coordenação motora grossa e fina, dentre outros.
A brincadeira é proposta nas terapias como meio para aquisição e aprimoramento de habilidades. A atividade lúdica, motivada pelo prazer e descobertas, permite vivências que favorecem o desenvolvimento infantil. Através dessa prática, a criança apreende o mundo.
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Algumas sugestões de brincadeiras por faixa etária
4 meses a 1 ano
– Brinquedos de diferentes texturas e formatos que possam ser colocados na boca. (Objetos grandes, que não possam ser engolidos e sejam macios e laváveis, sem soltar pedaços).
– Livros de Tecido
– Blocos para empilhar
1 a 2 anos
-Livros de atividades com lápis ou giz de cera
– Brinquedos amarrados a barbantes para a criança puxar
– Bolas de chutar
– Piscina de bolinhas
– Brinquedos com ação e reação (Ex: Apertar um botão e aparecer um bichinho e/ou produzir um som).
– Peças de encaixe e blocos de montar
2 a 4 anos
Nessa fase, é importante estimular a criatividade com atividades e brinquedos, como:
– Fantasias
– Bonecos com roupas para vestir e tirar
– Casinha
– Carrinhos
– Argila, tinta e massinha para modelar
– Quebra-cabeça com peças grandes
5 a 6 anos
Nessa fase, é importante estimular ainda mais a socialização da criança.
– Jogos de memória
– Jogos de adivinhação
– Esconde-esconde
– Quebra-cabeça
7 a 9 anos
– Jogos de carta (Ex: UNO)
– Jogos de tabuleiro
– Álbuns de figurinhas
– Revistas de passatempo
– Games (com moderação e supervisão)
– Atividades esportivas
Essa lista foi realizada apenas como sugestão de atividades e brincadeiras que podem ser trabalhadas com as crianças. É importante lembrarmos que muitas vezes precisamos adaptá-las de acordo com as necessidades do pequeno, levando em consideração sua compreensão, estado emocional, condição motora e interesse.