A brincadeira é uma importante forma de comunicação da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver pontos como a reflexão, a autonomia e a criatividade, o que favorece o processo de aprendizagem.

É muito importante conscientizar os pais e educadores que o brincar não é apenas um momento de lazer, mas um facilitador do processo de aprendizagem.

Através dessa prática, a criança poderá desenvolver-se nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Na brincadeira, ela conseguirá aprender a lidar com regras, resolver conflitos e criar vínculos.

O brincar também pode ser aplicado como recurso terapêutico em atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento motor, linguagem, coordenação motora grossa e fina, dentre outros.

A brincadeira é proposta nas terapias como meio para aquisição e aprimoramento de habilidades. A atividade lúdica, motivada pelo prazer e descobertas, permite vivências que favorecem o desenvolvimento infantil. Através dessa prática, a criança apreende o mundo.

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Algumas sugestões de brincadeiras por faixa etária

 4 meses a 1 ano

– Brinquedos de diferentes texturas e formatos que possam ser colocados na boca. (Objetos grandes, que não possam ser engolidos e sejam macios e laváveis, sem soltar pedaços).

– Livros de Tecido

– Blocos para empilhar

 1 a 2 anos

-Livros de atividades com lápis ou giz de cera

– Brinquedos amarrados a barbantes para a criança puxar

– Bolas de chutar

– Piscina de bolinhas

– Brinquedos com ação e reação (Ex: Apertar um botão e aparecer um bichinho e/ou produzir um som).

– Peças de encaixe e blocos de montar

2 a 4 anos

Nessa fase, é importante estimular a criatividade com atividades e brinquedos, como:

– Fantasias

– Bonecos com roupas para vestir e tirar

– Casinha

– Carrinhos

– Argila, tinta e massinha para modelar

– Quebra-cabeça com peças grandes

5 a 6 anos

Nessa fase, é importante estimular ainda mais a socialização da criança.

– Jogos de memória

– Jogos de adivinhação

– Esconde-esconde

– Quebra-cabeça

7 a 9 anos

– Jogos de carta (Ex: UNO)

– Jogos de tabuleiro

– Álbuns de figurinhas

– Revistas de passatempo

– Games (com moderação e supervisão)

– Atividades esportivas

Essa lista foi realizada apenas como sugestão de atividades e brincadeiras que podem ser trabalhadas com as crianças. É importante lembrarmos que muitas vezes precisamos adaptá-las de acordo com as necessidades do pequeno, levando em consideração sua compreensão, estado emocional, condição motora e interesse.