Antes de falarmos sobre os tipos de disfagia, é importante entender o que esse termo significa. Isso porque pessoas com disfagia demandam alguns cuidados e muita atenção. Portanto:

O que é e quais os tipos de disfagia mais comuns?

A disfagia é caracterizada por uma dificuldade para deglutir alimentos, líquidos ou saliva. Ela acontece em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago, sendo comum em pacientes com doenças neurológicas.

Em relação às causas, podemos citar tanto o enfraquecimento quanto possíveis danos nos músculos, bem como nervos que realizam a deglutição.

Entre os tipos de disfagia, a mais comum em pessoas especiais é a disfagia orofaríngea neurogênica. Os sinais e sintomas mais frequentes incluem: dor ou incapacidade de mastigar ou engolir; regurgitação; tosse ou engasgo ao engolir.

O indivíduo pode ter uma sensação de alimento ou líquido “preso” na garganta ou no peito, um sufocamento ou tosse ao tentar engolir. A disfagia pode levar a complicações, como: desnutrição, perda de peso, desidratação e pneumonia.

Cuidados na hora da alimentação do indivíduo

  • Certificar-se que a pessoa esteja acordada, em alerta, atenta;
  • Ajustar a consistência e quantidade de alimento;
  • Diminuir os estímulos externos durante a alimentação;
  • Ajustar a postura, pois a postura adequada previne engasgos e pneumonia por aspiração;
  • Ajustar a velocidade e o ritmo da alimentação.

Leia também: Associação Beneficente: Conheça o trabalho da APAE

Disfagia infantil

Ao falar sobre os tipos de disfagia, podemos citar também a disfagia infantil. Ela muitas vezes está presente desde o nascimento da criança.

Trabalho desenvolvido pela APAE

Na APAE, o profissional fonoaudiólogo faz a avaliação da deglutição no acolhimento do aluno na escola, levando uma série de fatores em consideração. Ele também acompanha os alunos no momento das refeições para orientações e cuidados sobre postura, ritmo e manobras indutoras e facilitadoras necessárias para a deglutição segura.

Na APAE de Diadema, os alunos com diferentes tipos de disfagia são alimentados de forma individualizada. Tudo de acordo com um plano personalizado de tempo, de ritmo, de velocidade e de consistência de alimentos. Essa maneira diferenciada na alimentação do aluno com disfagia tem como objetivo minimizar os riscos de broncoaspiração.

 

O profissional fonoaudiólogo realiza palestras de formação continuada sobre a disfagia infantil e os tipos de disfagia para professores, educadores, estagiários, cuidadores, equipe técnica e família ou responsáveis dos alunos. E quando necessário, também faz o encaminhamento do aluno com disfagia para avaliação médica.

 

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pela APAE Diadema, clique no botão abaixo.