Sabia que a sua contribuição não precisa ser só em dinheiro ou em produtos para a APAE Diadema? Veja as ações que alguns parceiros da iniciativa privada têm feito e nos ajudado a manter e ampliar nossos serviços. Nosso agradecimento a todas as boas ideias!

Quando pensamos em uma doação que faz toda a diferença para uma instituição de caridade, logo nos vem à mente uma contribuição financeira. Mas, será mesmo que a gente só pode ajudar dessa forma?

Não! Podemos ajudar de muitos outros jeitos, ainda que no final das contas, apareça o recurso financeiro para a entidade em quem confiamos no trabalho. Então, nesse artigo gostaríamos de mostrar que mesmo que você, pessoa jurídica ou pessoa física, não disponha de valores no momento, as suas boas ideias e iniciativas podem alcançar o mesmo objetivo.

Páscoa e Pizza têm tudo a ver!

A pizzaria Estação Fininha colaborou com nosso projeto na Páscoa de 2019, por meio do mote: O que faz você diferente são suas atitudes! E é a pura verdade. Afinal, Páscoa também combina com pizza de chocolate, não acha? Com essa visão empreendedora e solidária, o pessoal da pizzaria reverteu 100% do valor das vendas da pizza doce que pertencia a um combo em prol da APAE Diadema.

Essa é uma forma de demonstrar o quanto as empresas da região podem ser solidárias e criativas, mostrando como sua doação faz toda diferença a partir de um bom exemplo. Afinal, os empresários interessados em colaborar com as ações da nossa entidade, que acontecem há mais de 40 anos, podem aliar o útil ao agradável.

Não é a primeira vez – e nem será a última – que os responsáveis da pizzaria Estação Fininha compreendem a importância de apoiar uma causa. Dessa forma, o marketing social tem sua finalidade bem clara e resolvida. Ou seja, a pizzaria está aliando seu nome à intenção de fazer a diferença, revertendo os valores da venda a uma instituição reconhecida, a APAE Diadema.

Receba as novidades da APAE Diadema!

Feijoada com os amigos

Outra forma de apoiar as instituições é participando dos eventos promovidos por elas. E incentivando os funcionários e fornecedores a prestigiarem. Imagine que gostoso passar um delicioso sábado ouvindo samba e pagode com uma feijoada caprichada?

Pois foi exatamente isso que algumas empresas da região fizeram ao comprar convites para a Feijoada Solidária promovida pela APAE Diadema, em maio deste ano. Veja que bacana. O evento promoveu a integração entre os funcionários e parceiros, antes da tradicional festa de final de ano, contando ainda com um ambiente familiar e descontraído.

Para os empresários foi um investimento em recursos humanos, muito melhor que treinamentos e dinâmicas que não alcançariam o mesmo resultado. Afinal, na semana seguinte as equipes já se sentiam mais unidas e contentes em trabalhar em empresas que têm a preocupação de apoiar as causas que fazem o mundo melhor.

Leia também:  Associação Beneficente: Conheça o trabalho da APAE

O trabalho dignifica o homem

Esse é um trecho bíblico, mas que no mercado de trabalho funciona muito bem. Assim, todas as pessoas que desenvolvem uma atividade remunerada se sentem valorizadas. E são valorizadas de volta pelo poder econômico que passam a exercer sobre as decisões de compra. Especialmente aquelas pessoas com alguma deficiência motora ou intelectual.

Essa maneira de colaborar com a causa da APAE Diadema, oferecendo oportunidade de trabalho remunerado aos nossos alunos vai muito além da doação financeira. Sabemos disso, pois mantemos o Programa de Qualificação Profissional, cujo objetivo é a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla por meio do trabalho.

A comemoração foi feita em grande estilo, quando nossos alunos celebraram um ano de trabalho em parceria com o FIES Itaú. Além de dignificar o homem, também dignifica o ambiente de trabalho e sua equipe. Respeito e inclusão mudam as pessoas e o mundo ao redor. Essa é a melhor semente do bem que podemos plantar dentro das empresas.

Sempre bem-vindos: Cadeiras de rodas, mantimentos e produtos de higiene

A APAE Diadema atende mais de 600 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e os familiares. Portanto, diversos produtos são muito bem-vindos quando doados à nossa instituição.

Assim, recebemos todas as cadeiras de rodas doadas com alegria e gratidão, porque certamente serão muito bem utilizadas por nossos alunos, pacientes e equipe. O mesmo com os mantimentos e produtos de higiene, cujas campanhas acontecem ao longo do ano e são essenciais para o dia a dia dos nossos trabalhos.

Perceba que essas doações podem ser feitas por meio de uma iniciativa da própria empresa, de grêmios e ajuda voluntária dos funcionários. É uma ação positiva que movimenta os  colaboradores que estão empenhados em promover o bem na própria comunidade.

Escola também ensina com atitudes

Entre livros, cadernos e apostilas, há muita matéria para ser absorvida pelos alunos. Contudo, o mundo lá fora está cada dia mais agressivo e competitivo em termos de mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal. Como lidar com esses desafios junto às nossas crianças?

A Escola Stagium resolveu sair da teoria e partir para a prática. Cedeu o local da escola e o público, que já viria para prestigiar a tradicional festa junina deles, revertendo todo o valor arrecadado na festa para a APAE Diadema, que aconteceu no dia 29 de junho. Você tem alguma dúvida de que os alunos não estão aprendendo com essa atitude?

Com os exemplos citados, esperamos ter ilustrado as possibilidades de a sua empresa colaborar com as nossas ações sem que o valor financeiro seja diretamente depositado na conta da APAE Diadema. Quando nossos corações estão envoltos no mesmo propósito, as ações e resultados conspiram a favor.

Conheça o trabalho da APAE