A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Diadema, é uma associação civil, beneficente, sem fins lucrativos, que presta serviços gratuitos à pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.
03 programas
de atendimento voltado aos usuários e familiares para melhor.
650 pessoas
pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla atendidas por mês, de 0 até os 59 anos de idade.
Mais de 200 voluntários
sensibilizados com a vida comunitária e em especial com as pessoas com deficiência.
70% dos profissionais
com formação superior em diversas especialidades.
5246 mts² de
terreno e 2300 mts² de área construída.
43 anos
prestando serviços em Diadema.
83 profissionais
5 terceirizados.
Nossa história
A iniciativa de fundar uma Instituição especializada em oferecer serviços às pessoas com Deficiência Intelectual do Município de Diadema, ocorreu por meio do Jornalista Carlos Veloso de Melo e de um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual envolvidos com a causa.
Em 07 de Janeiro de 1978, em reunião na indústria REMASA, em Diadema, o grupo apresentou o projeto à Sra. Alda Moreira Estrázulas (in memoria), fundadora da APAE de São Paulo e defensora dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e ao Sr. Leonardo Spinelli, empresário que garantiu apoio financeiro para realização do sonho.
Foi então que surgiu o movimento pró-fundação da APAE de Diadema, que tinha como tarefa visitar e convidar todos os pais de pessoas com deficiência do Município, orientá-los sobre a Deficiência Intelectual e sensibilizá-los da importância de construir uma Instituição especializada.
Com apoio da comunidade, empresários e parceiros, em 03 de março de 1979, a APAE de Diadema passa a ser uma “Organização da Sociedade Civil”, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, com objetivo de promover o bem-estar, a proteção e defesa dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual do Município de Diadema.
Em 2015, com empenho da diretoria executiva e apoio da comunidade, a APAE de Diadema conquistou a posse definitiva do terreno, autorizada por meio da lei nº 3.511, de 01 de abril de 2015, permitindo novas possibilidades de ampliações e melhorias dos relevantes serviços prestados à comunidade.
Em 04 de janeiro de 2016, por meio da lei nº 3.511/15 de Diadema, formalizou-se a doação da área de 5.246 m² à APAE Diadema.
Missão
Promover e articular ações de defesa de direitos e prevenções, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com Deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Visão
Manter-se como instituição de referência no atendimento ao Deficiente Intelectual e/ou Múltiplo nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.
Valores
Comprometimento com a causa.
Ética e respeito nas relações com seu público interno e externo.
Busca do aprimoramento, excelência e resultados nos serviços prestados.
Diretoria Executiva
Mandato Atual 2022 a 2024
Conselho de Administração
- Membro:
Ricardo André B. de Moraes
Rosângela Ferreira Silva
Edson Shoji Uemoto
Maria Helena B. Pedrosa
Valdineia da Cruz Reis
Conselho Fiscal
- Membro Efetivo:
Claudete da S. O. Ferreira
Lucia Maria dos Santos - Membro Suplente:
Gildete Belo R. Ferreira
Simone Ap. do N. São Leão
Ana de Souza Pereira - Procurador-Geral:
Renato Moreira Figueiredo - Procurador-Adjunto:
Tânia Maria de F. Lourenço - Diretor de Patrimônio:
Renato Salvatore D’Amico
Auto defensoria
- Membro Efetivo:
Débora Melo Peixoto
Francisco W. S. de Sousa - Membro Suplente:
Kethelin L. S. de Sousa
Reginaldo de Oliveira
A APAE de Diadema com orgulho homenageia sua primeira diretoria, composta por cidadãos preocupados com a vida da comunidade e envolvidos com a causa da Deficiência.
Mandato de 1979
- Presidente: Leonardo Spinelli
1º Vice-Presidente: Alda Moreira Estrázula
2º Vice-Presidente: José de Lima
1º Tesoureiro: Cinésio Landgraf
2º Tesoureiro: Mauro Aparecido Chagas
1º Secretário: Carlos Veloso de Melo
2º Secretário: Sônia Ribeiro Tupinambá
Homenagem
A APAE de Diadema, reconhece com muita gratidão e orgulho a todas as pessoas que se doaram e contribuíram para sua fundação, em especial, o trabalho incansável da Sra. Alda Moreira Estrázula e Sra. Sônia Ribeiro Tupinambá, que dedicaram, sem hesitar, grande parte de suas vidas a milhares de outras vidas.
“…. Tudo era para nós, ainda, profundamente nebuloso. Pouco ou nada sabíamos de nossas reações emocionais, de nossas fantasias, de quão pouco sabíamos lutar; primeiro contra nossa própria desesperança e frustração, depois com os problemas em si, nosso elo comum, o grave problema de deficiência mental*…”.
* Termo referido à Deficiência Intelectual na época.