A prática do trabalho voluntário é desprovida de interesse financeiro. Qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, classe social, com ou sem incentivo da empresa onde trabalha, pode fazer o bem ao próximo na APAE Diadema.

O trabalho voluntário é uma das formas mais verdadeiras e efetivas de mudar o mundo onde vivemos. Justamente porque a motivação que o move vai além da recompensa financeira e envolve compaixão para com o outro, fazer a diferença na vida de uma pessoa ou de um grupo por meio do simples, mas nobre ato de ajudar.
E é na prática que é possível perceber o poder de transformação de atitudes positivas.
Quero ser voluntário na APAE Diadema. Por onde começo?

Se você tem interesse em participar das atividades da APAE Diadema, você tem alguns caminhos.
Pessoa Física:

Você pode entrar em contato conosco pelo site e preencher o nosso formulário. Conte-nos um pouco sobre você, do que gosta de fazer, suas motivações e desejos e como gostaria de colaborar com a APAE Diadema.
Você irá receber um retorno de nossa equipe com mais informações, mas desde já ressaltamos que qualquer forma de colaboração é bem-vinda.

Pessoa Jurídica:

Se você é gestor de uma empresa ou de um grupo de pessoas e deseja trazer essa força para a APAE Diadema, também pode conversar com a nossa equipe através do site ao preencher o formulário. Ou se preferir, ligue para nossa central (11) 4055-6622.
Algumas empresas e grupos de pessoas da sociedade civil têm nos procurado a respeito de questões de responsabilidade social, o que tem sido muito positivo! De forma que desenvolvemos um atendimento especial para grupos e organizações.

Onde o trabalho voluntário é praticado na APAE Diadema?

A verdade é que cada pessoa tem o seu talento e suas próprias habilidades. Assim, não há um formato fechado e rígido de onde ou como o trabalho voluntário pode ser realizado pela instituição.
As pessoas vão sendo convidadas a exercer atividades diversas, bem como assumir responsabilidades, conforme as próprias disponibilidades e competências, trazendo leveza, bem-estar e estimulando trocas e conhecimentos.
Eles estão presentes nos eventos e atividades de responsabilidade social, de forma a atender o público e tirar dúvidas quanto aos projetos que a organização realiza. Esse trabalho voluntário é essencial para a APAE Diadema, que conta com o apoio das pessoas que participam ativamente no local.


Mas o que é e de onde vem o trabalho voluntário?

A palavra “voluntário” vem do latim “voluntarius”, que pode ser entendido como “da própria vontade, desejo”.
Trata-se de uma prática milenar, que pode ser bem percebida a partir da institucionalização das Santas Casas de Misericórdia aqui no Brasil, no século XVI. Essas e outras atividades filantrópicas, especialmente em ocasiões de extrema necessidade, como guerras e desastres naturais, se mostram muito importantes.
O que podemos aprender com o trabalho voluntário?

Boa parte das pessoas que iniciam um trabalho voluntário desejam praticar o amor ao próximo e colaborar com o mundo que as cerca de alguma forma. E o que se aprende nessas experiências é gratificante!

É possível conhecer novas pessoas, lugares e adquirir muito aprendizado, o que proporciona vivências únicas! Conhecimentos que não estão nos livros e nem nos algoritmos da internet.

O trabalho da APAE Diadema é de responsabilidade social, atuando na saúde e desenvolvimento de competências de deficientes intelectuais e/ou múltiplos. E quando alguém começa a desenvolver um trabalho voluntário direto ou indireto com os assistidos, a sua percepção de mundo muda.

Por exemplo, você passa a notar a urbanização da cidade com outro olhar. Procura saber sobre acessibilidade aos cadeirantes, passa a reparar em questões como a empregabilidade de pessoas com Síndrome de Down, por exemplo, além de diversos outros pontos.

Leia também: A criança e a Brincadeira

Então, como escolher um trabalho voluntário?

Está claro que há muito o que se fazer para chegar ao mundo que queremos. O bacana é dialogar consigo mesmo e ser sincero acima de tudo, quanto às causas que deseja colaborar e quais os valores que você deseja manter.
Lembre-se: atuar com responsabilidade social é mudar o mundo.

Para facilitar, seguem algumas dicas:

• Veja se você se identifica com a causa, valores e propósito da entidade ou grupo onde deseja ser voluntário;
• Esteja disponível para aprender constantemente, com mente e coração abertos;
• Permita-se enriquecer o currículo muito além da educação formal;
• Perceba que toda ação que fizer impacta na vida de muitas pessoas.

E como funciona o trabalho voluntário apoiado pelas empresas?

Quando a empresa oferece apoio a instituições e convida seus colaboradores a juntarem-se a uma causa, como da APAE Diadema, há muitos benefícios para todos os envolvidos. Para os funcionários procura-se desenvolver:

• Engajamento do funcionário com a missão, valores e causas da empresa;
• Ampliação da capacidade de cooperação, motivação e empatia;
• Desenvolvimento da comunicação e da flexibilidade;
• Criação de novos relacionamentos interpessoais;
• Fomentação da visão crítica do meio, da sociedade e do próprio tempo.

Não tenho tempo, mas quero ajudar. Como faço?

Você pode ajudar a APAE Diadema de diversas formas além do trabalho voluntário. Se agora você não conseguir dispor de tempo, é possível ajudar a entidade por meio de doações financeiras, de cupom fiscal ou de produtos/alimentos. Clique aqui e saiba como.